A Casa de Cultura Nair Mariúci Azzolini de Cornélio Procópio está mostrando, desde segunda-feira (15), a "Exposição Rio Tibagi: Nas Águas da História". O acervo reúne cerca de 60 fotos produzidas ao longo de dois anos da expedição que percorreu todos os municípios que margeiam o Rio Tibagi. O objetivo do projeto itinerante é resgatar a história da ocupação, a importância socioeconômica, ambiental e cultural do rio. Traz fotos e informações sobre a expedição, o rio Tibagi, e dos municípios pelos quais o rio passa. A cidade de Palmeira, na região dos Campos Gerais, foi o ponto de partida da viagem em novembro de 2012.
"A escolha de nossa cidade para receber uma mostra importante como esta, representa o valor de nossa estrutura cultural, e vai de encontro com a política do prefeito Fred Alves que tem incentivado as atividades culturais no município. Cornélio Procópio é um dos poucos municípios do estado escolhidos pelos promotores para ajudar a contar a história desse importante manancial que é o Rio Tibagi", relatou o diretor de Cultura do município, artista plástico Ademir Balera (Coruja). A mostra, na Casa da Cultura, poderá ser visitada até o dia 18, das 8h às 17h e, à noite, das 20h às 22h.
Sobre o Rio Tibagi - Com 550 quilômetros de comprimento, o Rio Tibagi é o segundo maior em extensão no Estado do Paraná e um dos mais importantes do sul do Brasil. Sua bacia se estende por 41 municípios, cobrindo 25.239 quilômetros quadrados no território paranaense. Segundo definição do pesquisador Edmundo Alberto Mercer o termo Tibagi significaria "muitas cachoeiras". (Comunicação/Prefeitura, com Rádio CBN)
Serviço:
Data: 15 a 18 de dezembro de 2014;
Local: Casa de Cultura Nair Mariuci Azzolini – Av. 15 de Novembro, esquina com a Rua Mato Grosso;
Horário de visitação: 08h às 17h – 20h às 22h.