A Prefeitura de Cornélio Procópio através da secretaria de promoção social realizou na tarde de quinta-feira (18), a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento aconteceu no anfiteatro da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná). O principal objetivo da conferência foi a sensibilização na construção de compromissos para efetivar o direito humano à alimentação adequada e saudável. Participaram do encontro representantes de organizações que tem interesse em contribuir na área alimentar e nutricional, e também cidadãos interessados no assunto.
Na oportunidade, o prefeito Fred Alves foi representado pela primeira dama e secretária municipal de promoção social, Lúcia de Fátima Cardoso. Segundo Lúcia o trabalho desenvolvido pelo município em parceria com o poder legislativo é muito importante para a qualidade dos alimentos que são entregues em diferentes campos da cidade. A conferência já possui regimento que foi aprovado por unanimidade pelos delegados dos três eixos debatidos.
Amostras de produção orgânica, de produtores do município, estavam expostos no local. Verduras, legumes, pães, bolachas, compotas doces e mel puro demonstravam a relevância da priorização da qualidade na alimentação – do campo a mesa. Também participaram da conferência os a representante da câmara dos vereadores Angélica Olchaneski e o vereador Fernando Peppes.
O palestrante Diones Monteiro, assistente Júridico do Cegen e Coordenador do Conselho Regional de Segurança Alimentar e Nutricional, disse que a segurança alimentar e nutricional não é somente o combate à fome, ou simplesmente a qualidade sanitária dos alimentos, como muitos acreditam. Também diz respeito a inúmeras dimensões relacionadas à produção, ao acesso, à comercialização e ao consumo de alimentos, levando em consideração fatores que influenciam na disponibilidade e qualidade dos alimentos, incluindo também os problemas mais recentes com a obesidade.