NOV
25
25 NOV 2015 Geral 858 VISUALIZAÇÕES

Vigilância Sanitária do município alerta para o perigo dos escorpiões


Volume: 100%

Luciana Manuela Pereira, médica veterinária da Vigilância Sanitária de Cornélio Procópio, fez um alerta sobre um problema que vem se intensificando desde o ano passado, que é o surgimento de escorpiões nas residências. Os animais peçonhentos têm aparecido em diversos bairros, como Conjunto União, Victor Dantas, Pe. Paulo Broda, Fortunato Cibim, Jardim Veneza, Ouro Verde, Sebastião Cunha, Florenço Rebolho, Jardim Primavera, Popular, Santa Terezinha e Água do Veado.

Luciana alertou para a falta de informação dos munícipes, que ignoram o comportamento do escorpião, onde ele esconde-se, seus hábitos. É um animal peçonhento, de hábitos noturnos, tem maior atividade em períodos chuvosos e no verão, alimenta-se de insetos como baratas,cupins, grilos, aranhas, pequenos insetos. Ele se esconde sob folhas secas, galhadas, entulhos, telhas e tijolos. A veterinária recomenda o uso de luvas de couro ao trabalhar com esses materiais,  para evitar picadas.

No caso da ocorrência da picada, ou visualização do escorpião, Luciana pede que a vigilância sanitária seja avisada imediatamente, através dos telefones (43) 3520-1048 ou 3520-1049, para que seja feita a inspeção do local e orientação aos moradores da residência. A pessoa picada deve lavar imediatamente o local com água e sabão e ir imediatamente para o posto de saúde ou hospital mais próximo. A pessoa picada sentirá uma forte dor no local, que apresentará uma marca vermelha. Existe o soro antiescorpiônico, que será aplicado. O “escorpião amarelo” é o que mai tem aparecido na cidade, e é o mais venenoso da espécie. Caso a criança ou um idoso seja picado, se as devidas providências não forem tomadas, pode levar ao óbito.

Imagens