JUN
06
06 JUN 2016 Geral 296 VISUALIZAÇÕES

Prefeitura de Cornélio Procópio retoma programa do Compra Direta


Volume: 100%

A secretário municipal de Promoção Social, Lúcia de Fátima Cardoso Alves, coordenou nesta sexta-feira, dia 03, um encontro para discutir a retomada do município ao programa Compra Direta. O encontro aconteceu no auditório do Sindicato Rural Patronal de Cornélio Procópio e reuniu produtores e representantes dos conselhos de Sanidade Agropecuária e de Segurança Alimentar, para informações referentes à volta do programa.

O Compra Direta funcionou dentro de sua normalidade até o início de 2015, quando ele foi interrompido devido a mudanças administrativas ocorridas em Brasília. O Ministério do Desenvolvimento Social recentemente informou a retomada do programa em Cornélio Procópio, disponibilizando recursos da ordem de R$ 211 mil, para serem utilizados no programa até dezembro de 2016. O município gerencia o processo e, através da Nota do Produtor, o governo federal paga os fornecedores. Cada produtor vai receber um cartão, com o qual ele poderá sacar seus vencimentos na agência bancária.

“Nós Estamos tentando propor aqui uma composição entre os dois conselhos, o de Sanidade Agropecuária, que desenvolve o trabalho junto aos produtores rurais, e o de Segurança Alimentar que está ligado à Secretaria de Promoção Social”, explicou a secretária. O Programa Federal de compra direta é um programa de aquisição de alimentos onde o pequeno produtor da agricultura familiar recebe recursos do governo federal adquirindo a produção para que esses alimentos sejam distribuídos para escolas, creches e entidades assistenciais do município.

Ela adiantou que, em Cornélio Procópio, o programa vai funcionar com o produtor deixando os alimentos na Casa de Passagem. De lá, os produtos serão distribuídos às entidades sociais cadastradas junto à Secretaria de Promoção Social. Atualmente, existem 34 produtores cadastrados, com a expectativa de que esse número atinja o total de 44. (Comunicação/Prefeitura)

Imagens