Cornélio reativa o programa e já
mantém 44 produtores inscritos
A Prefeitura de Cornélio Procópio, através Secretaria Municipal de Promoção Social, reiniciou nesta terça-feira, dia 28, as ações do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (Compra Direta) no município. O lançamento foi na Casa de Passagem e contou com a presença de dirigentes de várias entidades assistenciais do município e órgãos envolvidos no programa que estava paralisado desde o início do ano passado devido a mudanças administrativas em Brasília.
Executado pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura e Abastecimento e Instituto Emater-Pr em parceria com a prefeitura, se destina à compra da produção de gêneros alimentícios dos agricultores familiares para o abastecimento de escolas, asilos e demais entidades assistenciais. Segundo a secretária de Promoção Social, Lúcia de Fátima Cardoso Alves, neste reinício, 44 agricultores serão beneficiados pelo programa que proporciona ocupação e renda a suas famílias, além de fornecer alimentos escolas e instituições de caráter filantrópico.
Momento delicado - Para a retomada do programa, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário está disponibilizando recursos da ordem de R$ 201 mil, para serem utilizados até dezembro de 2016. Não é um valor muito alto, mas principalmente ao pequeno produtor, todo recurso que chega na propriedade, tem um impacto importante. Destacando o empenho da administração em retomar o programa no momento em que a economia do país vive um momento delicado onde os gestores têm que se desdobrar para fazer frente a ele. “Existem famílias que, dependendo de seu grau de dificuldade, esse alimento tem um peso fundamental”, completou.
Também participaram do lançamento, a coordenadora regional do projeto, Maria Pavani; Vanilda Silva, coordenadora local; Claudia Moreira presidente do Conselho de Segurança Alimentar; Aparecida Vendramini, do Abrigo Bom Pastor; Noel Justo, da Emater-Pr; Clarice Gebara, Projeto Menina Moça; Marinês Ribeiro e Viviane da Silva, Projeto Livre Para Amar; nutricionista Rosely Landgraf, Santa Casa; Irmã Marisa Santos e Marineide da Costa, Pastoral da Criança, e Domingos Abrantes, coordenador da Casa da Criança.
(Comunicação/Prefeitura)