Por decisão do Conselho Municipal de Trânsito (Comutran), o sistema de estacionamento rotativo pago – zona azul - de Cornélio Procópio está autorizado, de acordo com a previsão em contrato e como prevê a Lei, a expandir sua área de exploração no centro da cidade. A decisão foi tomada face aos bons resultados que o sistema vem apresentando e por terem sido protocolizados pedidos por comerciantes e moradores solicitando o sistema em algumas ruas. A reunião ocorreu sexta-feira passada, dia 12, na Prefeitura entre representantes do Poder Executivo, Polícia Militar, Detran/PR e membros da comunidade, que deliberou por votação unânime que a empresa “Pare Aqui” passe a incluir outros trechos em sua área de atuação.
Além dos pontos já existentes, os estacionamentos passarão a ser cobrados nos próximos dias na Avenida Paraná, no trecho entre as ruas Bahia e Francisco Morato; e, em breve, nas ruas Bahia e Colombo, da Rua Benjamin Constant à Avenida Getúlio Vargas; e na Avenida São Paulo, da Praça Manoel Ribas à Avenida 15 de Fevereiro. Na reunião, o conselho também aprovou mudanças das vagas de estacionamento pra 45 graus na Rua Anchieta, entre a Rua Paraíba e Avenida São Paulo, além de novas vagas para idoso, portadores de necessidades especiais e ambulância em novos pontos.
Outras indicações, como pedido para fixação de horário em tempo integral para carga e descarga em alguns pontos foram indeferidas, mantendo horários já estabelecidos, entre 7h e 9h e após às 18h. Também foi determinada a modificação das vagas de idosos e portadores de necessidades especiais na Avenida 15 de Novembro, em frente ao número 830, na Justiça do Trabalho, para o outro lado da via devido à maior necessidade do local.
Participaram da reunião, Jones Alves, Chefe de Gabinete da Prefeitura; Sabrina Mara da Silva, Assessora Jurídica do Município; tenente coronel Luiz Roberto Costa, comandante do 18º BPM; sargento Nilson dos Santos, comandante do Pelotão de Trânsito; Marisa Yolanda Conti, diretora municipal de Educação; Simone Braga Amin, secretária municipal de Planejamento; Edimar Calovi, diretor de Licitação; Heitor Camargo Borges, diretor municipal de Trânsito; Antônio José Derbri Neto, comandante do Corpo de Bombeiros; e Igor Amaoka, diretor do Departamento Municipal de Serviços Urbanos. (Comunicação/Prefeitura)