Com o tema Lixo: Problema nosso de cada dia, evento premiou alunos de escolas municipais, estaduais e particulares
Cornélio Procópio - Alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino foram premiados, esta semana, no 1º Concurso Educação Ambiental para a Coleta de Resíduos Sólidos. A cerimônia foi realizada no anfiteatro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e contou com a presença de representes da Sanepar, Prefeitura de Cornélio Procópio, Martins Engenharia, Secretaria Municipal de Educação, Núcleo Regional de Educação e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, organizadores do concurso. O evento foi aberto pelo Gestor de Educação Ambiental da Sanepar em Londrina, Wagner Luiz Kreling. Ele explicou que o concurso encerrou o Curso de Educação Ambiental para a Coleta Seletiva, realizada realizado no ano passado e que contou com a participação de 90% dos professores da rede Municipal e Estadual de Ensino.
A representante do Núcleo Regional de Educação, Rosa Maria Campos enalteceu a iniciativa observando que o curso e o concurso contribuíram para despertar nas crianças, jovens e adultos, o interesse pelo tema. A secretária municipal de Educação, professora Maria Lídia Funari representou o prefeito Amin Hannouche na premiação. Ela agradeceu a parceria entre o poder Executivo e as entidades envolvidas no tema. "Em nome do prefeito Amin Hannouche, queremos agradecer a todos que participaram de programa, fundamental para a Educação Ambiental em nosso município", disse. O Chefe Regional da Sanepar em Cornélio Procópio, Bráulio Lozano Leonel também destacou a iniciativa da estatal e da participação das entidades envolvidas.
Objetivos
O Curso de Educação Ambiental para a Coleta Seletiva teve como objetivo incentivar ações educativas através das redes de ensino Estadual, Municipal e Particular que visem a solução de problemas relacionados a falta de sensibilização da comunidade procopense para a sua correta e efetiva participação na segregação de materiais recicláveis através do trabalho de coleta seletiva e destinação correta dos resíduos; Criar uma cultura responsável junto à comunidade diminuindo a quantidade de resíduos gerados e reafirmando a importância da separação dos resíduos, coleta, destinação e reciclagem com apoio da educação; Divulgar o trabalho de coleta seletiva realizado no município, bem como sua destinação correta através dos programas desenvolvidos pela Sanepar e Associação de Recicladores de Cornélio Procópio; e promover a longevidade técnica e a utilização racional do Aterro Sanitário de Cornélio Procópio.
Premiados
Durante a solenidade foram premiadas 13 categorias relacionadas ao concurso Educação Ambiental para a Coleta Seletiva de Resíduos sólidos. Receberam os prêmios os alunos e professores das escolas municipais, estaduais e particulares. Na categoria Desenho foram premiadas Tainá de Andrade da Silva, da Escola Municipal Nilson Ribas e a professora Marya Crhistina Generoso e Matheus Henrique Marcelino do Nascimento da escola Átila Silveira Brasil e a professora Helena Margarida Santos. Na categoria Desenho e Frase a aluna da Escola Municipal Padre Antonio Lock, Emily Lopes, acompanhada da professora Sandra Regina Calandro Lopes. Categoria Poesia de forma manuscrita, Luana Antunes Cardoso da escola Municipal Acyr Ivo Carazzai e a professora Fabiana Tonlovtch Pafume. Categoria Elaboração de Cartaz, João Batista da Escola Municipal Lourenço Filho e a professora Ana Cristina de Souza. Fotografia Original, Imagem sobre o tema e produção de slogan , Nicole Silva Bazan de Carvalho do Colégio Nossa Senhora do Rosário e o professor Alessandro Bressan Godoy. Fotografia Original e slogan do tema, Maria Eduardo Dantas do Colégio Suzana Wesley e o professor Plínio Andrade. Registro em Fotografia e slogan do tema, Alessandro Pereira de Franca e a professora Wilma Aparecida Landgraf. Produção de Jingles, Gabriela Xavier, Heloísa Guilherme e Mylena Cicareli, do Colégio Água Master e a professora Renata Xavier. Produção de Jingles do tema, Matheus Henrique Silva Ambrósio, Gleidson Rodrigues de Oliveira e Carlos Eduardo Luquini do CEEBJA e a professora Selma Rodrigues Druzini; e Desenho na categoria Escola Especial, André Aparecido da Silva da Escola Municipal Procopense e a professora Anézia Xavier Claudino. (Texto e Fotos - Comunicação/Prefeitura)