Prefeito municipal ouviu reivindicações e apresentou esclarecimentos sobre diversos assuntos questionados, em uma reunião altamente positiva.
O prefeito Fred Alves reuniu-se na terça-feira (25) com alunos e populares no anfiteatro da UTFPR – Universidade Tecnológica do Paraná, para debater idéias e ouvir reivindicações. Esse encontro já havia sido programando no dia da realização da manifestação ocorrida no município, quando o prefeito Fred atendeu com muito respeito os manifestantes nas portas da prefeitura, fato inédito em todas as manifestações do País, sendo o único prefeito que recebeu os manifestantes de forma pessoal e prontificou-se a ouvi-los.
Fred Alves avaliou de forma totalmente positiva e como sendo um marco para a cidade de Cornélio Procópio a realização do evento, principalmente por ter sido uma manifestação autêntica, ordeira e pacífica. “Nós debatemos com os alunos, sob a ótica deles, os principais problemas que a nossa cidade enfrenta, com muita ênfase a questão do transporte coletivo, onde tratamos do contrato, qualidade dos serviços, falta de acessibilidade nos ônibus, e a necessidade de discutir tarifas mais baixas” – disse Fred. O prefeito também comprometeu-se em atender ainda nesse ano a uma antiga reivindicação dos alunos e diretores da UTFPR, que apresentaram requerimentos protocolados na prefeitura desde o ano de 2009, que é a instalação de um semáforo no cruzamento existente perto da universidade.
O aluno Vitor Hugo, um dos líderes do movimento, ficou satisfeito com a vinda do prefeito para o debate: “A reunião foi totalmente positiva, é um marco para a cidade, onde o movimento estudantil junto com a população de Cornélio Procópio teve ouvidos do prefeito , a gente pôde ter contato direto com os problemas sociais e apresentar para o prefeito, que de forma muito solícita, o prefeito foi muito honroso em vir ao nosso anfiteatro e receber a gente muito bem, em todos os compromissos que a gente reivindicou, como melhoria na educação, saúde, transporte, e alguns setores como mercado imobiliário” – declarou ele.
O diretor da UTFPR, Devanil Antônio Francisco, avaliou a reunião como sendo muito proveitosa: “A reunião foi muito proveitosa, a população teve a oportunidade de perguntar, e o prefeito esclareceu muitas de nossas dúvidas. Eu acho que o prefeito está muito centrado, muito coerente nas colocações que ele fez, muito consciente, porque ele é o gestor público maior, e a responsabilidade vem sobre o prefeito” – disse Devanil.
Para contribuir para que haja uma solução para o problema do transporte coletivo, uma das principais reivindicações do movimento, o prefeito Fred anunciou que a prefeitura municipal irá isentar a empresa da cobrança do ISS, proibiu terminantemente o reajuste da tarifa, e comprometeu-se a ir buscar em Curitiba, junto ao governador Beto Richa, a isenção da cobrança do ICMS sobre o óleo diesel, o que deverá reduzir muito os gastos da atual empresa que presta o serviço de transporte coletivo.
Serafim Geraldo da Silva.