Evento levará arte e diversão para 12 municípios do Estado de 21 a 26 de outubro. Em Cornélio, a principal atração é o cantor Almir Sater
Cornélio Procópio – Foi lançada oficialmente na manhã desta terça-feira, dia 08, em Curitiba, a segunda edição da "Virada Cultural". O evento é realizado pelo Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria Estadual de Cultura que incluiu, pela primeira vez, Cornélio Procópio como única cidade do norte pioneiro ao projeto. A inclusão de Cornélio, só foi possível graças ao esforço desempenhado pelo prefeito Fred Alves (PSC) em oferecer cultura de qualidade e movimentar a população para este atrativo. Este ano a promoção conta com a parceria do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e do SESI-PR. Serão 11 cidades do interior, além da capital Curitiba, presentes evento que terá atividades culturais durante seis dias a partir de 21 de outubro. No dia 26 acontece, simultaneamente, nas 12 cidades participantes, a grande atração do evento. Em Cornélio, no palco principal instalado no Espaço Cultural Gregório Feracin, o show de destaque será do cantor Almir Sater.
"Na segunda edição do programa no Estado, Cornélio já irá participar. Esta conquista de ser incluída no projeto se agrega à nossa intenção de massificar a cultura nos bairros da periferia e na nossa comunidade. Cornélio receberá o cantor Almir Sater, um dos nomes mais respeitados da música popular brasileira que vem para realizar um grande show carregado com a verdadeira cultura brasileira; isso tudo de graça, sem custos para nossa população", observou o prefeito. Além de Cornélio as cidades de Campo Mourão, Cianorte, Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa, Toledo, São José dos Pinhais e Curitiba participaram do evento.
Investimento - Ao todo, o Governo do Paraná vai investir R$ 5 milhões na realização da Virada no interior e em Curitiba. Parte dos recursos (R$ 2,5 milhões) foi destinada pelo Detran por meio de convênio com a SEEC e o restante são recursos do próprio orçamento da Secretaria. "Não há valores que paguem esta oportunidade de contato com a cultura que está sendo oferecida à nossa população. Agradecemos ao governo do Estado pela oportunidade de Cornélio participar deste projeto e faremos tudo que estiver ao nosso alcance para que este investimento seja reconhecido e revertido em ações de valorização cultural", declarou Fred.
Além do palco principal, que será montado pela Secretaria, a prefeitura disponibilizará espaços públicos para que os artistas locais possam mostrar seu trabalho. No decorrer da semana serão exposições de diversas categorias, exibições de curtas e longas metragens e apresentações artísticas diferenciadas. Segundo o secretário estadual de Cultura, Paulino Viapiana, na primeira edição somente cinco cidades participaram da Virada. Este ano, a ampliação do projeto para doze municípios só foi possível devido as parcerias firmadas entre diversos segmentos. "Esta edição terá a duração de uma semana, em doze cidades do Paraná, assim, conseguimos atender uma das principais metas da cultura no governo Beto Richa, que é descentralizar as ações culturais", explicou Viapiana.
Em Cornélio, o evento contará com dezenas de voluntários que trabalharão em prol do sucesso da iniciativa que está sob a organização do produtor artístico, Eduardo Lopes Lavado e do coordenador geral da Virada e diretor municipal de comunicação, Marcos André de Brito. (Comunicação / Prefeitura)