OUT
23
23 OUT 2013 Geral 3786 VISUALIZAÇÕES

Curso de Medicina: Prefeito Fred reitera Curso de Medicina para Cornélio Procópio


Volume: 100%


Reunião realizada nesta segunda feira na Reitoria da Universidade Federal do Paraná, definiu o inicio dos estudos para a instalação do curso no Norte Pioneiro

Curitiba – O prefeito Fred Alves (PSC) participou nesta segunda feira de uma reunião articulada pela Associação dos Municípios do Norte do Paraná Amunop para definir realização de um estudo aprofundado para a instalação de uma extensão da Universidade Federal do Paraná no Norte Pioneiro com o curso de medicina. Na oportunidade o prefeito reiterou a disposição de Cornélio Procópio de sediar o curso, em função da estrutura hoje existente no município. “Nós voltamos a insistir junto ao reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel, que nossa cidade possui todos os requisitos técnicos para receber o curso de Medicina. Respeitando os municípios que também pleiteiam o curso, reafirmamos nossa disposição de levar adiante este importante projeto”, afirmou o prefeito. Durante a reunião, o reitor Zaki Akel afirmou que chegou a hora de a região ser contemplada com uma extensão daquela universidade. “Embora tenhamos que agir com cautela, estamos devendo para esta região do estado, uma unidade da UFPR. Uma comissão técnica já iniciou um estudo para analisar as propostas já encaminhadas pelos municípios que querem um curso de Medicina no Norte Pioneiro”, afirmou.

De acordo com o presidente da Amunop, Celso Silva, o pleito da região contempla uma antiga reivindicação do Norte Pioneiro Pioneiro, que precisa de um curso de Medicina para poder alavancar ainda mais o desenvolvimento regional. Ele e o prefeito de Cornélio Procópio Fred Alves entregaram documentos ao reitor Zaki Akel com todos os detalhes relacionados aos dois municípios, potenciais candidatos a postular o curso. “Estamos fazendo o mesmo que Santo Antonio da Platina fez recentemente. Estamos entregando ao reitor, um estudo profundo de nossas cidades para que a Comissão Especial possa analisar quais serão as cidades beneficiadas”, afirmou Celso Silva. Para o prefeito Fred Alves, a união de esforços já resultou em uma vitória. “O Norte Pioneiro vai sim ser contemplado com um curso de Medicina Federal e isto nos deixa muito felizes”, concluiu.

Os deputados presentes, Luiz Romanelli, André Vargas, Alex Canziani e João Arruda também enalteceram a decisão do governo Federal de levar para a região, uma extensão da UFPR, sonho acalentado há muitos anos. Estiveram presentes na reunião, vereadores das Câmaras Municipais de Cornélio Procópio e Bandeirantes e outras autoridades representativas. O reitor Zaki Akel confirmou que a Universidade Federal do Paraná terá 60 dias para concluir o primeiro levantamento de toda a região para posteriormente encaminhar o resultado destes estudos ao ministério da Educação. Zaki afirmou ainda que somente em 2015 que o curso será efetivamente anunciado pelo ministério. (Comunicação/Prefeitura)

Legenda:
 
















As fotos são da palestra no Quinzão