OUT
29
29 OUT 2013 Geral 639 VISUALIZAÇÕES

Paraná encerra a 11º Concurso Café Qualidade Paraná


Volume: 100%

Premiação aos melhores produtores será  quinta-feira em Cornélio Procópio

Com o tema "Mecanização cafeeira faz a diferença" encerra-se nesta quarta-feira (30) o 11º Concurso Café Qualidade Paraná. A cerimônia de premiação do concurso Café Qualidade Paraná, edição 2013, será realizada quinta-feira (31), no Centro de Eventos Emílio Humberto Carazzai (zona central de Cornélio Procópio) e deverá reunir autoridades de várias partes do Estado, entre elas, o prefeito Fred Alves, o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, e o diretor-presidente da Emater-PR, Rubens Niederheitmann, entre outras.

No concurso participaram 210 produtores das regiões cafeeiras do Estado (Maringá, Apucarana, Londrina, Cornélio Procópio, Cianorte, Santo Antônio da Platina e Ivaiporã), sendo 68 produtores aprovados para o júri da fase regional, num total de 68 produtores. Classificando para etapa estadual produtores de cinco regiões, levando a julgamento a produção de 22 produtores que foram classificados na categoria café natural 6 produtores, microlote da pequena cafeicultura familiar 5 produtores e cereja descascado 11 produtores.

A promoção – uma das mais tradicionais do Estado neste segmento - teve como objetivo selecionar e premiar os cafeicultores que buscaram obter a melhor produção de cafés finos, puro arábica de sabor e aroma marcantes, utilizando variedades regionais apropriadas. Para isso, o produtor teve que se utilizar de um elevado padrão tecnológico tornando o produto paranaense competitivo nos mercados nacional e internacional e bem aceito pela população consumidora como produto diferenciado e especial.

Juntos neste concurso  promovido pelo Governo do Estado do Paraná,  através da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, estão diversos parceiros em apoio promocional: Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina, Câmara Setorial do Café do Estado do Paraná, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio.

Parceiros realizadores: Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Belagrícola, Viveiro Saragoça, Basf, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná, Café Iguaçú, Pinhalense, Makita, Cocamar, Cocari e Copacol. A cerimônia de premiação será das 8h30 às 13h. (Comunicação/Prefeitura)



O prefeito Fred Alves deverá falar na abertura da cerimônia;

Imagens