Repercute de forma favorável a reunião realizada esta semana em Cornélio Procópio, marcada para discutir as formas de atendimentos a pacientes do município pela Santa Casa (Casa de Misericórdia), Plantão Municipal de Saúde (PMS), e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Realizada na Sala de Reuniões da Prefeitura, sob coordenação do prefeito Fred Alves, o encontro reuniu representantes da saúde e de outros segmentos da sociedade, em forma de comitê gestor, na busca de uma composição para a rede de urgência e emergência hospitalar.
“Até então, cada um vinha fazendo de seu jeito, sem diálogo e, em alguns casos, até de forma agressiva e quem sofre com isto é o nosso usuário que precisa desse serviço. Assim, saímos daqui com a proposta de formar um grupo de trabalho para definir o fluxo, as responsabilidades e como vamos fazer daqui para frente”, disse a vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, enfermeira Aurora Fumie Dói, que também participou da reunião.
Uma das primeiras providências será a capacitação dos servidores, principalmente os ligados à rede de postos de saúde para dar atenção especial à urgência e emergência. Explicou que nos postos, ou unidades básicas de saúde, chegam alguns casos que requerem certa medida de urgência e, às vezes, o profissional não está orientado prestar o atendimento justamente por não classificar o estado do paciente.
Outra medida será a implantação do sistema de classificação de risco, substituindo a ordem de chegada pela ordem de prioridade, estabelecida através de cores. “Os casos mais graves serão definidos na chegada e ficarão com a cor vermelha. Com isto, terão atendimento imediato. Outros como azul e verde, são casos que podem esperar ou pouco mais e serem atendidos de acordo com agendamento e de forma mais adequada”, exemplificou. Outra reunião será realizada nesta quinta-feira, dia 23. (Comunicação/Prefeitura)