No mês de dezembro, visando atender o calendário cívico do município, contemplando o aniversário de emancipação política da cidade, que acontecerá no dia 15 de Fevereiro, à administração lançou edital de licitação, para a contratação de uma produtora a fim de realizar um evento artístico especificamente em comemoração aos 76 anos de nossa cidade. Depois de todos os trâmites legais percorridos e observados, apenas 3 (três) empresas se apresentaram inscritas, sendo que, uma delas nem mesmo chegou a se apresentar no certame. Desta forma, já na fase de disputa entre os participantes restantes, na fase de pregão, sagrou-se vencedora a empresa AKC PRODUTORA.
Entretanto, na fase documental, ao abrir o envelope da mesma, constatou-se que eram faltosos as certidões de falência e concordata da empresa AKC, documento indispensável para a classificação final, o que por força de lei, desclassificou a AKC produtora do processo. Na sequência, depois de cumprido prazo dado pela comissão de licitação e aberto o envelope da outra empresa participante, Denis Douglas, também se constatou faltosos e inexistentes vários documentos exigidos pelo edital, tornando assim aquele processo licitatório fracassado.
Após estes fatos, os proprietários da Rádio Graúna, Srs. José Leite Cordeiro e Allysson Kalil Cordeiro, propuseram a municipalidade que teriam interesse em uma "parceria", para a realização de um evento em comemoração ao aniversário da cidade, ofertando à participação de vários artistas com todos os custos artísticos bancados pelos empresários (cantores e bandas), ficando à prefeitura do município a responsabilidade de ofertar tão somente a estrutura do evento (palco, som, luz, segurança, ECAD, etc).
Ainda assim, para firmar esta parceria, foi observado que seriam antes feito todos os procedimentos jurídicos, bem como seus trâmites legais. Deste feito, foi solicitado parecer jurídico ao advogado da prefeitura, Dr. Thiago Tondinnelli, sobre a possibilidade da realização de tal parceria desta natureza. Ao Analisar à luz da lei, o advogado orientou em seu parecer técnico que, a parceria poderia acontecer, desde que, exclusivamente para a realização de um show em comemoração ao aniversário da cidade. A empresa rádio graúna concordou com estes termos e sugeriu ainda que buscássemos parceria com a Sociedade Rural para que o evento fosse realizado no Parque de Exposições.
Entretanto, a municipalidade foi surpreendida quando foi apresentado as chamadas gravadas por alguns artistas, convidando a população para o Show em comemoração ao aniversário da rádio, o que é totalmente ilegal. Imediatamente advertidos pela administração pública da irregularidade e ilegalidade de tais "anúncios". Deste feito a empresa graúna resolve por si, cancelar a proposta de parceria para a comemoração do aniversário de 76 anos do município.
Pensando estar resolvida a questão, não muito depois disto, à administração local foi novamente surpreendida, quando a partir da programação da emissora e demais mídias, uma verdadeira campanha de alegações inverídicas e vexatórias, buscavam confundir a população e responsabilizar a municipalidade sobre o cancelamento do evento, fato que como já narramos, partiu de seus próprios idealizadores.
Ressaltamos que o evento público da prefeitura, visava o calendário cívico do município, seu aniversário de 76 anos, sem qualquer vinculo com o evento particular da emissora Graúna e que a administração, não tem e nunca teve nenhuma gerência sobre o tal. Vale destacar, que desde o início desta gestão, observamos o compromisso com a transparência, com a legalidade, cumprindo com todas as determinações legais, com extremo zelo pela "res pública" e absoluto apreço pelos direitos, primeiro dos cidadãos procopenses e também das partes envolvidas, fazendo sempre questão de publicamente reconhecer o valor dos envolvidos enquanto família, imprensa e empresa. Reforçamos que, nem a gestão, nem a pessoa do prefeito, tiveram qualquer intenção de desrespeitar ou prejudicar, pessoal e empresarial de quem quer que seja.
A administração municipal age de forma correta e democrática e trabalha de maneira séria procurando fugir de qualquer vício ou mazelas deficitárias. Jamais cancelaríamos um evento particular e tradicional denominado SHOW DE SHOWS de aniversário da radio graúna, pois o mesmo pertence a rádio a qual tem todo direito de realiza-lo sempre que assim o desejar a qual contará sempre com nossa consideração e respeito e todo apoio público que pudermos dar desde que permitido por lei.
Reforçamos ainda neste momento que o aniversário da cidade será comemorado no dia 15/02/2013 com a final da copa Osvaldo Bernardes – Prova Pedestre XV de Fevereiro e inauguração da Creche Dom Pedro Filipak na Vila São Pedro que atenderá 150 crianças, dentre outros eventos.
Venham comemorar com a gente.
PMCP, 31 de Janeiro de 2014