Profissionais das áreas de Saúde e Educação e Apaes da região discutiram a formação de equipes para laudar casos de crianças com necessidades especiais
Cornélio Procópio – A prefeitura de Cornélio Procópio, através das Secretarias de Educação e Saúde, promoveu nesta quinta-feira, dia 20, o 1º. Seminário Procopense sobre Intervenção Precoce no Desenvolvimento Infantil. O evento foi dirigido a profissionais das áreas de Saúde e Educação e às Apaes de municípios que integram as microrregiões da Amunop e Amunorpi. De acordo com o prefeito Fred Alves (PSC), o Seminário foi uma oportunidade única para aumentar os cuidados com crianças com necessidades especiais. O Seminário teve a coordenação geral do médico Rui Fernando Pilotto, do Departamento de Genética - Curso de Medicina da UFPR e palestra do médico Vitor Franco, da Universidade de Évora, Portugal. O palestrante é Doutor em Psicologia Clínica, com Mestrado e Licenciatura em Psicologia, foi Diretor da Pós-graduação em Intervenção Precoce e foi Diretor do Departamento de Psicologia, até 2013. Foi diretor técnico da Associação de Paralisia Cerebral de Évora e é presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica, desde 2005. Além de autor de obras que tratam da Síndrome do X Frágil.
As Secretárias de Educação, Leandra de Rosis e de Saúde, Aurora Fumie Dói, destacaram a participação maciça de professores e coordenadores de Apaes de toda a região. “Este Seminário trouxe novidades para os profissionais que lidam com crianças foi uma boa oportunidade para traçar metas quanto à formação de equipes para laudar os casos de crianças com necessidades especiais, já que o seminário apresentou os fundamentos e as diferentes formas de abordagem precoce no desenvolvimento infantil”, explicou a secretaria de Educação, Leandra de Rosis. Para a secretária de Saúde e vice-prefeita, Aurora Doi, o encontro superou as expectativas. “O seminário atendeu plenamente ao anseio dos profissionais do município e região quanto ao tema, que além de ser um momento oportuno para que todos conhecessem o trabalho que é na Europa”, disse Aurora.
Cerca de 350 profissionais entre professores da rede municipal de ensino fundamental, professores da área da educação especial e que trabalham com crianças com deficiência intelectual, estudantes universitários de entidades públicas, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, médicos, pediatras, psiquiatras, neuropediatras, enfermeiros, fonoaudiólogos e fisioterapeutas participaram do Seminário que foi realizado no anfiteatro da Uenp, Campus de Cornélio Procópio. Além das entidades promotoras, Prefeitura de Cornélio Procópio através das Secretarias de Educação e Secretaria da Saúde e UFPR- Universidade Federal do Paraná, Curso de Medicina, foram parceiros do evento a UTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Campus Cornélio Procópio, o Instituto Zeca Muggiati – Projeto X Frágil – Eu digo X, Curitiba (PR), a UENP - Universidade do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio e a Faculdade de Enfermagem – Fakcen. (Comunicação/Prefeitura)