O prefeito de Cornélio Procópio, Fred Alves, recebeu com alegria a notícia indicando que o seu município está entre os primeiros na classificação geral do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal de Desenvolvimento Municipal (IFDM) da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, ficando em segundo lugar na mesorregião do Norte Pioneiro. Na matéria, publicada esta semana pela “Folha de Londrina”, Cornélio Procópio, que ficou abaixo apenas de Joaquim Távora, teve o melhor desempenho no indicador emprego e renda. “Embora o resultado não nos surpreenda, por conhecermos nosso potencial, notadamente no quesito qualidade de vida, nos anima muito e serve para fortalecer ainda mais nossas metas de trabalho”, afirmou Fred , ao tomar conhecimento da publicação.
Como um todo, a região avançou 7,1% no Índice Firjan, entre 2005, quando foi feita a primeira pesquisa, e o ano base de 2011, que serviu de referência para os indicadores divulgados recentemente. Entre os 49 municípios da região em questão, a maioria apresentou evolução nos índices, enquanto nove tiveram redução nos indicadores. De acordo com o economista Fernando Sorgi, professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), em Cornélio Procópio, o investimento em educação, interferiu diretamente na qualidade de vida da população, refletindo em outras áreas como saúde e geração de emprego e renda.
De janeiro de 2013 a abril de 2014, foram contratados no município 9.082 trabalhadores, de acordo com dados do CAGED, o que representa um crescimento de 4,2% no comparativo do quadro de contratações e desligamentos, o que representa um crescimento de 382 novos postos de trabalho. Também, de janeiro de 2013 até maio de 2014, foram qualificadas 692 pessoas nas mais diversas áreas e de acordo com a necessidade das empresas Entre os cursos oferecidos, um destaque para o de “Auxiliar Administrativo”, contemplando exclusivamente as pessoas com deficiência. (Comunicaçã/Prefeitura)