A situação do Frigorífico do Peixe – construído no bairro de Água Limpa, em Cornélio Procópio – foi uma dos temas dominantes da reunião que o Conselho Municipal de Agricultura realizou na manhã desta segunda-feira (17), com participação do prefeito Fred Alves. Inaugurada há mais de dois anos, a unidade, voltada à filetagem e comercialização do pescado da região, ainda não iniciou suas atividades devido à ausência de uma política legal por parte da comodatária – a APTR - Associação dos Piscicultores em Tanques Rede do Paraná.
"A entidade não está cumprindo com o sistema de comodato firmado com o município para exploração da atividade e não estamos vendo outro caminho senão desfazer o compromisso com ela e buscar outro parceiro para o sistema", afirmou o prefeito. Segundo ele, a APTR, em descumprimento com as normas legais da seção, teria passado a exploração do serviço a uma empresa particular, o que, de acordo com os termos do comodato, é ilegal. "Já fizemos algumas notificações à Associação e possivelmente no começo do ano que vem, estaremos cancelando esse comodato", avisou Fred Alves.
Durante a reunião, realizada no salão nobre do Sindicato Rural (Sindirural), o prefeito discutiu também assuntos de interesse comum entre a prefeitura e o conselho. Entre eles, está a operacionalização da Secretaria Municipal de Agricultura; manutenção de estradas rurais; consórcio intermunicipal de agricultura; e o controle de borrachudos. Sobre este último, o Departamento de Meio Ambiente, através de seu diretor, Oscar Balarin, informou que já dispõe de 80 litros de inseticida para utilização nas aplicações. Também foi discutida a questão do controle da variedade Murta, considerado como nociva a outras plantas. Sua erradicação deverá começar em janeiro do ano que vem. (Comunicação/Prefeitura)